SEO Options

A melhor agência SEO

O mundo da SEO é muito diversificado. Dentro dele muitos tem dificuldade porque são mais hábeis com as palavras do que com fatos. Como compreender se uma determinada agência conhece ou não SEO?

 

A atividade de SEO (search engine optimization) é muito complexa e pode ser aplicada de diversas maneiras e com diferentes métodos. Também varia segundo o objetivo do cliente e enfoque adotado pela agência que por essa razão podem aparentemente se confundir entre elas. Como o cliente pode entender o que está por trás de uma aparência agradável?

O cliente normalmente não consegue reconhecer ou entender a diferença nos métodos aplicados por profissionais e agências. O único parâmetro que consegue observar é que para propostas parecidas os preços são muito diferentes.

Além disso, os clientes muitas vezes não conseguem efetivamente ler as propostas de serviços SEO que demandam explicação detalhada do serviço, técnicas por natureza, e por essa razão muitas vezes são dificilmente compreensíveis num primeiro momento. São citados os instrumentos que a SEO utiliza mas não os resultados que ela pode atingir. Isto acontece porque agências menos preparadas tem dificuldade em mensurar o que podem conseguir (justificando-se principalmente com a desculpa que as mudanças de algoritmo do Google são imprevisíveis) ou pior ainda, não sabem como atingir resultados com a SEO (porque não tem as habilidades próprias da matéria e de web marketing em geral).

Então, como alguém pode escolher uma agência SEO sem incorrer no risco de futuros problemas ou ainda escolher a agência SEO capaz de garantir o melhor resultado?

Além do bom senso de verificar o posizionamento do próprio site da agência no Google, poderia se fazer as seguintes perguntas:

  1. A agência SEO limita o número de palavras chave a serem trabalhadas?
  2. Quais práticas utilizam para atingir os resultados, e com quais garantias?
  3. Quais técnicas e métodos utilizam para valorizar as visitas do site?
  4. A empresa prioriza o ranking ou os resultados econômicos?
  5. Como converter o tráfego de usuários em clientes?
  6. A empresa é capaz de ajudar o cliente a dimensionar o retorno do investimento?

 

  1. A agência SEO limita o número de palavras chave a serem trabalhadas?

É prática comum de muitas agências fixarem um número máximo de palavras chave para serem trabalhadas. Isso pode ser útil para alguns nichos ou situações especiais, resta a pergunta de porque restringir o tráfego que pode vir de outras palavras chave. Como fazer se o nicho é muito competitivo, em que uma mínima variação da palavra chave muda o resultado, ou ainda se trata de e-commerce ou um portal de informações?

É frequente que esse limite venha imposto a partir da escolha do método de posicionamento adotado pela agência, como por exemplo geração de doorpages, mas sites de e-commerce e de empresas com muitos serviços e produtos, necessitam centenas ou mesmo milhares de palavras chave.

Ter cuidado a este ponto é importante porque se restringir a um pequeno pacote de palavras chave pode significar prejuízo em relação ao que foi investido e deixar concorrentes atentos para aproveitar o espaço deixado por sua SEO defeituosa.

  1. Quais práticas utilizam para atingir os resultados, e com quais garantias?

Para atingir rankings relevantes existem diferentes métodos com seus prós e contras. Desde refazer a página web com novo código e novo conteúdo até as páginas geradas em poucos minutos com softwares automáticos, poucas agências admitirão utilizar práticas contra a ética ou que priviligiem o spam. Na realidade, isso acontece com muita frequência.

O diálogo com o cliente permite esclarecer essas diferenças de método, bem como os limites, riscos e benefícios para poder fazer uma escolha adequada.

Não exite em perguntar a agência de explicar-lhe como obterá os resultados prometidos, a demonstrar exemplos de aplicação das diferentes práticas e talvez até mesmo uma análise destas por outras agências. Detalhando o que publicaram na internet, em qual assunto, há quanto tempo e que resultado obtiveram ajudará a entender o porquê das diferenças de preço e de resultado.

Além disso, leia com atenção as garantias sobre resultados propostas, que frequentemente prometem um total de palavras chave nas primeiras 20 posições em determinados motores de pesquisa, quando é sabido que Google, Yahoo e Bing sozinhos respondem por mais de 85% do tráfego e que o número de palavras chave é dificilmente definitivo num primeiro momento.

  1. Quais técnicas e métodos utilizam para valorizar as visitas do site?

O posicionamento nos motores de pesquisa, principalmente Google, é determinado por fatores externos ao próprio site. Se a agência SEO explica seus serviços limitando que fará implementações no conteúdo e palavras chave, tenha certeza que a agência desconhece o que deve fazer.

Saber valorizar um site é uma atividade difícil e onerosa, que deve ser contemplada. Construir links na internet de maneira imprudente acaba gerando punições por parte do Google, com a desindexação do site. Isso é frequente com profissionais ou agências SEO pouco capazes.

  1. A empresa prioriza o ranking ou os resultados econômicos?

Conseguir ótimas posições nos rankings dos motores de busca, na realidade, não é o que os clientes desejam. O que eles querem é conquistar novos clientes através de seu site, que os ajude a vender e ajude a área comercial a impulsionar o fatuamento.

Muitas agências fazem incríveis relatóios de posicionamentos obtidos, deixando de lado os dados de tráfego ou ainda os resultados de clientes conquistados.

Focar em negócios é muito diferente de focar em posicionamento do site. São duas visões que não necessariamente se completam. Fique atento com quem promete posicioanemento de site como equivalentes a venda efetivada. Possivelmente as posições serão alcançadas, mas não as vendas.

  1. Como convertem o tráfego de usuários em clientes? Essa é uma pergunta crucial.

Atingir as principais posições nas pesquisas ou mesmo grande tráfego oriundo delas é insignificante se esse tráfego não gera as ações desejadas no seu site. Uma agência SEO qualificada deve oferecer estratégias de aumento da conversão de usuários em clientes e deveria incluir ele como um componente da sua proposta SEO.

Estratégias para aumento da conversão podem se basear por exemplo em web analytics, técnicas de copywriting específicas como search engine e persuasive, orientando o usuário a clicar onde se deseja desde o começo de sua experiência com o site.

  1. A empresa é capaz de ajudar o cliente a dimensionar o retorno do investimento?

A entrega do serviço de SEO demanda tempo e dinheiro. Diferentemente do que é anunciado por um grande número de agências SEO (mesmo algumas grandes, mas com clientes insatisfeitos), não é um investimento indicado para todas atividades e todas empresas.

Antes de investir dinheiro em SEO, é importante saber qual é o potencial de retorno da campanha. Assim é possível dimensionar o orçamento necessário para se recuperar o investimento ou mesmo o caminho para fazer até atingi-lo, tendo ao lado não programadores ou vendedores, mas consultores capazes de se integrar com as estratégias de marketing da empresa.

O ROI depende de vários fatores como o número de concorrentes online, a área geográfica, o valor gerada pelas vendas do produto ou serviço, o número dos potenciais interessados em sua emprersa.

Contar com especialistas SEO significa contar com pessoas que saibam auxiliar o crescimento da empresa através da sua presença na web, aplicando as melhores soluções para obter resultados não somente hoje, mas também no futuro. Saber confiar em pessoas que ajudem a conduzir os negócios nas engarrafadas ruas da concorrência virtual.

Entendeu como escolher uma agência SEO?

 

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