SEO e web design: quão importante é a UX na pesquisa orgânica

Derek Iwasiuk

SEO e web design

Muitas vezes recebo ligações de clientes que precisam de ajuda com SEO.

Eles me dizem que, apesar de criar um site “bonito”, eles não recebem a quantidade de tráfego esperada. Em outras palavras, eles tiveram problemas com posicionamento.

Então eu faço uma audit abrangente no site. E é isso que eu descubro: a SEO não foi integrada ao processo de design. Surpreso? Sim, SEO e web design estão inter-relacionados.

Se você planeja criar um site com posicionamento alto nas buscas, especialmente o Google, é necessário considerar cuidadosamente a experiência do usuário. O que atrai os usuários on-line é o que também encanta os mecanismos de pesquisa.

Hoje eu ensinarei como criar um site otimizado desde o início, garantindo aspectos visuais que atendem às expectativas de seus futuros clientes.

Qual é a conexão entre SEO e web design?

Anteriormente, mencionei que ambos têm um relacionamento. Mas como exatamente eles estão conectados?

Nós todos sabemos que o web design lida essencialmente com os elementos visuais de um site, enquanto a SEO implica um conjunto de estratégias que aumentam a sua visibilidade. Como essas são duas coisas diferentes, pode ser uma fonte de confusão para a maioria dos proprietários de sites.

Tente se imaginar como visitante pela primeira vez de um site que vende equipamentos para atividades outdoor.

Ao clicar em uma página do produto, você fica frustrado porque demora muito para carregar. Consequentemente, você não pode ver as imagens na página. Infelizmente, não há uma descrição que diga o que são as imagens.

Esta é uma das muitas maneiras que a SEO e o web design trabalham juntos. A velocidade do site afeta a velocidade com que tudo é exibido nas suas páginas, o que também afeta a experiência de navegação de seus visitantes.

A rapidez com que o seu site é carregado também é um dos fatores de classificação do Google.

Quando se trata de imagens, usar um texto alternativo adiciona valor SEO e melhora a experiência do usuário. Como assim? Um texto alternativo fornece informações descritivas sobre uma imagem, caso ela não seja carregada. Contribui também para melhores classificações porque você associa palavras-chave a suas imagens.

Agora passamos para a próxima seção para aprender os elementos de um design de site que satisfazem os mecanismos de pesquisa.

Fatores a considerar para um design de site otimizado

Crie um site otimizado para SEO levando em conta essas importantes áreas:

  1. Nome de domínio

Escolher um nome de domínio “site.com” pode ser difícil para muitas pessoas. Afinal, um nome de domínio reflete seu negócio. Embora os nomes de domínio possam ter pouco efeito sobre a SEO, é importante que seu domínio de escolha seja relevante para o seu nicho e empresa.

Nunca inclua palavras-chave apenas porque você deseja posiciona-las. Se soar pouco natural e forçado, e parecer muito longo, procure outro domínio. Sua empresa é local? Considere adicionar sua cidade ou estado para criar uma boa impressão em seus clientes.

Se você tiver várias versões do seu domínio, configure um redirecionamento 301 para esses domínios em um URL. Isso ajudará você a direcionar o tráfego e manter seus rankings.

  1. Hospedagem na web

Sua escolha de empresa de hospedagem pode afetar o ranking do seu site. Embora um host não possa garantir 100% que você domine no Google, o host certo pode ajudar você a evitar problemas.

Tais problemas associados a má hospedagem incluem:

  • servidor inativo com frequência
  • problemas no armazenamento em cache que resultam em um tempo de carregamento maior
  • localização do servidor distante do público-alvo

Boas empresas de hospedagem garantem que os sites sejam trabalhem da forma mais tranquila possível. Isso permite que os proprietários do site mantenham o tráfego, recebam mais visualizações e evitem taxas de rejeição. Um melhor engajamento e ausência de problemas de leitura, naturalmente, eleva seus rankings.

Remember these positive qualities when selecting a web host:

Lembre-se dessas qualidades positivas ao selecionar um host:

  • 9% de tempo de atividade
  • uso das mais recentes tecnologias de cache
  • localizado proximo a você de maneira a focar público-alvo local
  • suporte técnico em tempo integral
  1. Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)

Nem todos os sistemas de gerenciamento de conteúdo foram projetados com a SEO em mente. É por isso que a plataforma WordPress é uma das melhores para empresas.

Wordpress é o melhor CMS para seu site

O WordPress tem várias vantagens para SEO e web design, como a capacidade do usuário de configurar tags e cabeçalhos de títulos, facilidade de criação de conteúdo (texto, vídeo e imagens) e vários temas com códigos limpos.

Você também pode aproveitar vários plug-ins grátis no WordPress que permitem maior segurança, maior velocidade e integração de compartilhamento das mídias sociais.

Caso você trabalhe para uma grande empresa que queira aumentar a visibilidade online, ajude-os a entender o quão crucial é um CMS. Claro, leve em conta capacidades do CMS como:

  • personalização de páginas
  • função de criação de mapa do site em XML
  • criação de URLs amigáveis para SEO
  • permitir o uso de breadcrumbs
  • listar páginas relacionadas
  • web design responsivo de acordo com o tamanho da tela
  1. Estrutura do site

Agora passamos para a estrutura do site.

When we talk about the structure of a website, we consider not only how a site appears to users and how easy they can navigate. It also includes how easy your entire site is for search engines to crawl in order to be indexed.

Quando falamos sobre a estrutura de um site, consideramos não apenas como um site aparece para os usuários e como eles podem navegar com facilidade. Também inclui a facilidade com que o site inteiro é lido pelos mecanismos de busca para serem indexados.

Eis o que você deve fazer para alcançar uma boa estrutura de site: Estabeleça categorias e vincule suas páginas.

Siga o modelo da pirâmide

Conceituar e planejar uma estrutura de site eficaz, visualizando a forma de uma pirâmide.

O ápice da pirâmide representa sua página inicial. Abaixo estão as páginas da sua categoria. Se você tiver um site grande, essas categorias terão subcategorias.

Estabeleça categorias para suas páginas

O menu principal do seu site deve mostrar suas categorias. Se você publicar postagens de blog sobre tópicos diferentes, crie uma categoria separada para cada tópico, para que os visitantes compreendam e naveguem melhor em seus conteúdos.

Crie um link entre páginas relacionadas

Outro método para criar um site com uma hierarquia clara é escrever conteúdo estrutural. O conteúdo estrutural deve estar no topo da pirâmide. Ou seja, todas as postagens do blog ou páginas relacionadas ao seu conteúdo estrutural devem estar vinculadas a ele.

Lembre-se de vincular subpáginas às páginas principais e vice-versa.

  1. Velocidade do site

O fato de a velocidade ser um dos fatores de classificação do Google não é mais um segredo. Existem aspectos do processo de design que tendem a afetar a velocidade do seu site.

Alguns deles são seus plug-ins de compartilhamento de mídias sociais, a opção de hospedagem e os tamanhos grandes de arquivos de imagem. Não importa o quão esteticamente atraente seu site seja, tudo que você recebe são visitantes frustrados que não conseguem concluir suas transações porque não conseguem ver suas páginas.

Diagnostique o motivo do carregamento lento de páginas usando a ferramenta PageSpeed Insights do Google.

PageSpeed Insights

A ferramenta informará quais problemas relacionados à velocidade você tem na versão para desktop e para dispositivos móveis do seu site. Ao mesmo tempo, sugere possíveis otimizações.

Preste muita atenção à velocidade, especialmente se você tiver um site grande que é pesado em conteúdo e recebe um fluxo constante de visitantes.

  1. Experiência móvel

Nós usamos dispositivo móvel o tempo todo ao navegar na web.

Na era do mobile-first, os proprietários de sites e web designers devem garantir que as pessoas possam usar facilmente um site, independentemente do tamanho da tela.

Os dispositivos móveis têm telas muito menores do que os desktops, o que significa apenas que as pessoas usam dispositivos móveis de maneira diferente. Por exemplo, os proprietários de sites não podem forçar anúncios em uma tela do celular, pois isso leva a uma experiência insatisfatória do usuário.

Não presuma que um website otimizado para dispositivos móveis é limitado à capacidade de um site para se adaptar a telas. Pense na customer journey também.

  • seus visitantes em dispositivos móveis podem encontrar o que procuram em poucos cliques?
  • o tamanho e a cor do botão facilitam o clique dos usuários?
  • todas as informações fundamentais estão acima do fold?
  • você limita o número de campos de formulário ao solicitar informações?

Estas são apenas algumas das coisas que você deve ter em mente.

  1. Imagem SEO

Anteriormente, mencionei que as imagens estão entre os elementos do seu site que afetam a velocidade.

As imagens também podem construir ou destruir sua visibilidade nos resultados da pesquisa de imagens do Google. Infelizmente, a maioria dos proprietários de sites não valorizam este tipo de pesquisa. Os dados do Moz and Jumpshot até sugerem que as imagens representam 3% de todos os cliques da pesquisa do Google.

Exemplo de busca Google Imagens

Para o sucesso da SEO e web design, aproveite essas soluções de otimização de imagem:

  • nome do arquivo – Use um nome de arquivo que descreva o objeto na sua imagem. A falha em alterar o nome do arquivo bruto padrão resulta em menos oportunidades de serem descobertas por seus clientes em potencial.
  • tamanho e qualidade da imagem – Garanta imagens de boa qualidade, pois elas aumentam seus cliques e, consequentemente, seus rankings de imagem. Reduza o tamanho do arquivo de imagem para evitar lentidão no carregamento de páginas, preservando a qualidade. Use um redimensionador de imagem.
  • texto alternativo – um texto alternativo que descreve com precisão sua imagem beneficia os usuários com deficiências visuais se a imagem não for carregada. Ele também ajuda o Google a determinar o que é a página em que sua imagem é encontrada.
  • mídia sociais – permita que os usuários compartilhem suas imagens nas redes sociais para aumentar o reconhecimento da marca e adquirir backlinks naturalmente. Use o Image Sharer da Sumo.
  • miniaturas – Como as miniaturas são muito menores do que as imagens principais, aproveite para reduzir o tamanho dos arquivos. Este é um pequeno detalhe para aumentar a velocidade.
  1. Outras áreas de otimização on-page

Melhore ainda mais a usabilidade e os rankings de pesquisa do seu site por meio de otimizações essenciais on-page. Segue uma lista de otimizações a fazer:

  • títulos de página – tags de título exclusivas e descritivas com palavras-chave ajudam os mecanismos de pesquisa a entender o contexto da sua página da web. Limite o título da sua página entre 50 e 60 caracteres. Mova sua palavra-chave perto do começo do título.
  • meta descrições – Estas podem não desempenhar um papel na melhoria de seus rankings, mas certamente ajudam a conquistar mais visitantes. As pessoas percebem melhor o seu site se você tiver meta descrições que sejam convincentes, descritivas e contenham sua palavra-chave.
  • tags de cabeçalho – Divida seu conteúdo usando tags de cabeçalho. Use H1 para o título da sua página principal e H2, H3, H4, etc. para o resto.

Tags e cabecalho site

  • estrutura de URL – Garanta um URL amigável para SEO mantendo-a curta, incluindo palavras-chave importantes e evitando palavras ou caracteres desnecessários.
  • palavras-chave – Além de fazer pesquisas de palavras-chave, evite segmentar a mesma palavra-chave para várias páginas. Além disso, lembre-se de que suas palavras-chave devem estar relacionadas ao seu conteúdo.
  • mapa do site em XML – Sitemaps são extremamente importantes para o seu ranking. Um mapa serve basicamente como um roteiro para os rastreadores descobrirem todas as suas páginas da web. Isso facilita uma melhor compreensão da estrutura do seu site.

Ferramentas essenciais de SEO para usar

Ao projetar seu site que atenda aos requisitos de SEO, ferramentas ajudam você a simplificar o processo.

  1. W3 Total Cache

Esta ferramenta gratuita para WordPress acelera o seu site para que suas páginas sejam exibidas rapidamente. Certifique-se de ativar a compactação HTTP (gzip) para que ela forneça uma versão compactada da sua página. Também melhora o desempenho de seus outros plugins e widgets instalados. O W3 Total Cache é fácil de usar e se integra ao CDN.

  1. JPEGMini

JPEGmini

Reduza o tamanho de suas imagens em até 80%, preservando a beleza delas usando o JPEGMini. As alterações na qualidade da sua imagem são pouco perceptíveis com esta ferramenta. Note que JPEGMini é uma ferramenta paga, mas vem tem versão trial gratuita.

  1. GTmetrix

Se você tiver problemas com a velocidade do seu site, vá para o GTmetrix para obter um relatório e recomendações muito detalhados. Essa é uma ótima alternativa para a ferramenta PageSpeed Insights do Google se você quiser um teste baseado em localização. Você só pode usar seu recurso de monitoramento horário e capturar a gravação real quando o site é carregado com a versão premium.

  1. Screaming Frog

Screaming Frog

Como um poderoso SEO e ferramenta de web design, o Screaming Frog vem com uma tonelada de capacidades. Ele analisa a estrutura do seu site e avalia todos os elementos do seu SEO na página, incluindo links, problemas com redirecionamentos, títulos de páginas e metadados e muito mais.

Você também pode criar facilmente um mapa XML para o seu site, que será enviado ao Google.

  1. Yoast SEO

O Yoast SEO permite que você execute otimizações de sites com facilidade. Instale-o em seu site WordPress para que você possa obter páginas bem estruturadas, amigáveis para o usuário e também para a SEO.

Aqui estão algumas das muitas coisas que você pode fazer usando o Yoast:

  • especificar o seu conteúdo estrutural
  • editar e visualize seus títulos de página e meta descrições
  • gerar automaticamente um mapa do site em XML
  • verificar a densidade de palavras-chave e a presença de canibalismo de palavras-chave
  • obter automaticamente recomendações de links internos

Conclusão

Apelo visual e otimização de sites andam de mãos dadas para oferecer a melhor experiência possível ao seu público e obter um posicionamento melhor. SEO e web design não são mais duas áreas separadas. Seu resultado melhora fazendo ambos trabalharem.

Tenha em mente as práticas que discutimos aqui, quer você construa seu site do zero ou o redesenhe.

 

 

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Copyright ® Derek Iwasiuk. Tradução em português autorizada pelo autor, originalmente publicada no seu site em inglês.

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